Conheça quais os tipos de betoneira

betoneira

A betoneira é um utensilio básico de toda obra. Porém de modo geral, a betoneira se trata de um equipamento que possui a principal função misturar materiais deixando em forma de concreto e outros materiais devidamente preparados para serem utilizados na obra, sendo classificado como um misturador. Inclusive a opção de locação de betoneiras é a melhor escolha, pois você terá a sua disposição modelos de acordo com o tamanho da sua obra, mas isso será comentado mais para frente.

Ela é usada em diversos detores industriais, porém, dentro de uma edificação tem um função bem especifica. É nela que se coloca água, areia, cimento e agregados para a formação do concreto.

Em geral, a betoneira é formada pelas seguintes partes:

  • Setor basculante: manivelas que auxiliam na rotação da máquina
  • Pás: localizadas dentro do tambor, elas servem para misturar os materiais.
  • Tambor ou cuba: recipiente onde devem ser colocadas as substâncias
  • Caixa do motor: onde ficam os botões para acionamento e desligamento da máquina
  • Volante: mecanismo usado para movimentar o tambor.
  • Pedal: dispositivo usado para inclinar o motor
  • Rodas: (quando não for fixa) auxilia na locomoção do equipamento.

Atualmente, existem no mercado 4 tipos disponíveis: a semifixa; a fixa; a automática; e a móvel. Agora veja quais as características de cada modelos disponível.

– Betoneira móvel

Trata-se de um caminhão que vem com uma betoneira acoplada, ligada por uma correia de aço. O equipamento é alimentado pelo sistema de transmissão do veículo e/ou hidráulico.

– Betoneira fixa

É a de uso mais comum. Por ser fixa, deve ocupar um espaço adequado no canteiro de obras. É importante que ele seja nivelado, amplo e com boa iluminação.

– Betoneira semifixa

Funciona da mesma maneira que a betoneira fixa, porém é mais prática e pode ser facilmente removida por possuir rodas.

– Betoneira automática

Movida por um motor sincronizado e equipada com esteiras rolantes, o que facilita o manejo dos materiais.

Existem modelos que funcionam a diesel, como é o caso das betoneiras móveis, ou com eletricidade. Elas também podem ter chassis de aço, carregadores hidráulicos e lâminas removíveis.

Os equipamentos móveis são ideais para obras menores, que não necessitam de uma grande quantidade de material, pois os trabalhadores conseguem movê-la facilmente.

Já se a obra for grande, é melhor optar por uma betoneira fixa, que tem maior capacidade e confere mais agilidade para produção.

Além de saber como utilizar uma betoneira, é precisar saber mais sobre sua aquisição. Uma observação importante é que, por possuir um preço elevado, as vezes comprar não seja a melhor opção. Avalie qual a sua necessidade, dessa forma, pode ser que a melhor saída seja realizar a locação de betoneiras, pagando apenas pelo tempo de uso.

Basta entrar em contato com a Locer Andaimes e falar que está interessado na locação de betoneiras para conseguir os melhores preços com o melhor atendimento do mercado.